FANDOM

PhoebeEmpathy.gif
Empatia
Informação do Poder
Efeitos/Usos

Sintir as emoções das pessoas e controlar do outro.

Gatilho

O empata é capaz de sentir tudo involuntariamente, até ter controle sobre o poder.

Alinhamento

Bom

.
"Eles são mortais que pode realmente sentir o que outras pessoas sentem. É um dom raro."
—Leo explicando as irmãs sobre Empatas e Empatia[src]

Empatia é a capacidade de sentir os sentimentos e emoções humanas. É possuido por Empatas, que experimentam as emoções de outros, sem ter contato fisico ou direto com eles. Este dom permite que o usuário controle os poderes dos inimigos, desviando para outros lugares. Quando a Empatia vai para outra pessoas, que não está destinada a ser uma Empata, ela é capaz de evoluir os poderes dessa pessoa (se for uma bruxa) ou até mesmo matá-la. Os poderes premonitórios de Phoebe evoluiram para Empatia, porque como ela sentia coisas nas suas premonições, ela agora poderia sentir emoções não só em premonições. Com a Empatia, Phoebe tornou-se muito poderosa, porque conseguia adivinhar as intenções de qualquer demônio antes mesmo que ele pensasse num ataque.

Controle Editar

Empatia, como Combustão Molecular, é um poder dificil de controlar, pois o usuário sente as emoções, mesmo sem querer sentir. É algo que ocorre naturalmente, e que apesar de suas vantagens, como saber se uma pessoa está mentindo ou não, dependendo do grau que a empatia for, os sentimentos que o usuário sente, pode ser uma vizinhança inteira. [1] Empatia é só para poucos escolhidos, já que a maioria das pessoas, não conseguiria lidar com as emoções totalmente carregado. [2] Quando ela ganhou esse poder, ela teve um duro tempo segurando-se no controle de como ela era constatemente cercado por sentimentos que poderia fazê-la agir em alguém do lugar. Certa vez, um empregado ficou extremamente indgnado com Elise, e ela sentiu a raiva, o que fez ela bater no rosto de seu chefe. Ela e suas irmãs, foram quase levadas à loucura com este poder, porque faz com que sentia o que querem manter para si, o que obrigou a usarem uma poção para bloquear sua empatia.

Tipos Editar

Normal Editar

PhoebeEmpathyDragon.jpg

Phoebe lendo involuntariamente as emoções de um dragão.

Um Empata, é capaz de ler os sentimentos de qualquer ser vivo, como pessoas, ou até mesmo criaturas mágicas, como dragões. [3] Eles podem saber os desejos das pessoas, e se estão escondendo algo que lhe preocupa. Eles também são capazes de descobrir os mais intimos segredos das pessoas. Eles podem ser esmagada pelas emoções que estão sentindo e se sentem compelidos a agir para fora, como usar a raiva das pessoas, para aumentar sua própria força, e bater em diferente pessoas. Dependendo da força do poder de empatia, os usuários podem ouvir e sentir as emoções das pessoas, como um telepata. [4]

Telepatia Editar

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Telepatia
Zachary telekinesis athame.jpg

Zachary usando telepatia, para usar telecinese de outra pessoa.

Telepatia é a capacidade de ler os pensamentos e sentimentos das pessoas, entrando em suas mentes. Caso o telepático, seja poderoso o bastante, ele será capaz de usar os poderes de outras pessoas, como se estivesse copiando. Um empata pode manipular os poderes dos outros ao invés de usá-los. Por exemplo, um empata enfrentados por uma bola de energia iria bater a raiva necessária para criar uma bola de energia, e controlá-la, desviando para outra direção. Telepatia, porém iria ser forte o bastante para entrar na mente de um bruxo ou demônio e iria conseguir usar os poderes que esse bruxo ou demônio tem. Sendo essa, a única diferença entre empatia e telepatia. A Empatia também permite ouvir os pensamentos e sentir emoções, como um telepata. [5]

Avanço Editar

Alta Resistência Editar

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Alta Resistência
Phoebe-Empathy,HighResistance.gif

Phoebe tendo uma alta resistência ao poder de Piper.

Esse avanço, é a capacidade de ter uma alta resistência a ataques mágicos, capaz de não ser aingido por ele. [6] Esse avanço, é mostrado quando as irmãs tornaram-se Valquirias, e Piper usou seus poderes telecinéticos em Phoebe, mas devido a sua empatia, ela não foi afetada nas 3 vezes que Piper atacou-a. Então, Phoebe usa telecinese em Piper, mesmo não sendo mais valquiria, e usou também em Paige, mesmo sem ela ter atacado Phoebe. Quase não teve efeito sobre ela, ao contrário, Paige e Piper que voaram com apenas um aceno da mão de Phoebe. É como se o empata absorvesse o poder, e automaticamente, conseguir usá-lo, mesmo não o tendo.

Empatia Ofensiva/Defensiva Editar

"Bem, nossos poderes são baseados nas emoção, certo? Se eu puder canalizar sentimentos de Piper, por que não posso canalizar seus poderes e usá-los contra ela."
—Phoebe explicando como pode usar seus poderes, para usar os poderes de outros.[src]
AnigifEmpath.gif

Phoebe desviando bolas de fogo.

Como os poderes de Phoebe, estão ligado com as emoções, e Phoebe poder sentir as emoções dos outros, eventutalmente tornou-se possivel para ela, que toque em seus poderes. Phoebe era capaz de canalizar o poder de alguém, desviando-os para outros lugar. É possivel, que Phoebe poderia canalizar o poder de alguém, em um raio maior, ou talvez que permitisse replicar as habilidades de outras pessoas. Depois de ganhar o seu poder de empatia, Phoebe se tornou muito mais potente e capaz de vencer muitos demônios com facilidade, refletindo seus próprios ataques de volta para eles magicamente. É uma espécie de um Desvio.

Empatia Avançada Editar

"Estes parafusos minúsculos de eletricidade disparou. Nós levitamos. E ele caiu morto."
—Phoebe explicando como ela usou um novo poder.[src]
PhoebeEmpathyCop.gif

Phoebe usando seus poderes empáticos avançados para matar Cal Greene.

Empatia Avançada é a capacidadade de não só pode sentir as emoções de alguma pessoa, mas também de conseguir ampliar a magnitude do estado emocional dela, sobrecarregando seu cérebro com memórias de pessoas que magoou, assim, forçá-los a sentir o medo que sentiu suas vítimas. Como o cérebro sobrecarregado, a vitima pode ter sérios danos mentais, e também pode matá-lo, devido a enorme quantidade de raiva, loucura, descontentamente, ou qualquer outro sentimento que o empata pode produzir, dedido a predisposição causada pela vitima. Esse avanço, também é chamado de Ignição Eletro-Mental. [7]

Transferência Editar

Cole: "Você fez contato físico durante o feitiço."
Vince: "Eu podia sentir a empatia doentia, passando para fora de mim e à direita para ela."
— Vince explicando à Cole, o que sentiu ao tranferiu seus poderes à Prue.[src]
PrueHelps.jpg

Prue adquirindo empatia.

Um empata é capaz de livremente transferir seus poderes para outra pessoa. Isso é feito, quando o empata ou possuidor da empatia, tem contato fisico com qualquer outra pessoa, tranfere seus poderes. Padre Thomas, um antigo empata que tornou-se imortal, para ajudar as pessoas, mesmo sem o auxilia da magia, ele tranferiu seus poderes para o demônio Vinceres, ele colocou suas mãos sobre o peito dele. Mas como Vinceres era um demônio, quase chegou a loucura, por não conseguir lidar com as emoções humanas. Com ajuda de Belthazor, fez Prue fazer um feitiço para livrá-lo da empatia, mas ele tocou nas mãos de Prue, fazendo com que ela tivesse empatia.

Feitiço Editar

RelinquishEmpathySpell.jpg

Vinceres tranferindo seus poderes empáticos para Prue, através de um feitiço.

Prue criou esse feitiço para tentar liberar Vince do poder empático, porém, ele e Belthazor haviam armado para ela, e fez Prue adquirir o poder empático, devido Vinceres ter segurado suas mãos enquanto fazia o feitiço, devido a transferência ser realizada através do contato fisico entre duas pessoas. É possivel, que o feitiço faça o poder ser abandonado sem ser transferido para outra pessoa, ou seja, que a empatia seja abandonada, e não transferida por uma pessoa ao contato fisico.

Livre o Empata
Libere seu dom
Deixe sua dor ser lançada à deriva

Usuários Editar

Bruxas Editar

Phoebe Halliwell Editar

Phoebe empath.jpg
"Eu sou um empata. Esse é o meu novo poder. Ou, pelo menos, um avanço do meu poder premonição, eu não sei."
—Phoebe para Chris depois de descobrir seu novo poder.[src]

Quando Phoebe desenvolveu esse poder, ela diz que ela deve ter crescido de seu poder de premonição, uma vez que se ela via o futuro era provável que esse poder tivesse relacionado com suas premonições aumentando assim sua capacidade, agora também sentindo as emoções dos outros. [8] Ela teve um duro tempo segurando-se no controle de como ela era constatemente cercada por sentimentos que poderia fazê-la agir em alguém do lugar. Certa vez, um empregado ficou extremamente indgnado com Elise, fazendo-a sentir raiva, que a fez bater no rosto de seu chefe.

Phobe uses empathy on mordaunt.JPG

Phoebe lê as emoções de Mordaunt.

Ela e suas irmãs, foram quase levadas à loucura com este poder, porque fazia com que sentisse o que outros queriam manter par si, fazendo ela ser obrigada a tomar uma bloquear seus poderes empáticos. Como seu poder cresce, ela conseguiu canalizar e desviar poderes, já que estão ligados a emoções. Phoebe era capaz de canalizar o poder de alguém, desviando-os para outros lugar. Ela também poderia ter uma alta resitência, fazendo com que não seja mais afetada por poderes mágicos [9]. Phoebe também poderia, dar socos fortes nas pessoas através da empatia, sendo uma forma dela livrar a raiva dentro de si. Phoebe acabou perdendo seus poderes, após abusar deles. Quando recuperou seus poderes, ela desenvolveu uma empata avançada, vista em uma premonição em 1999, que permitiu, matar demônios mais facilmente.

Outros Editar

Padre Thomas Editar

PadreThomas.jpg

Padre Thomas foi um um empata imortal e um preist ativo. Em 1996, ele foi atacado pelo demônio Vinceres e quando ele colocou suas mãos sobre o peito o demônio, inadvertidamente transferiu seu dom de empatia, assim Vinceres ficou amaldiçoado. [10] Um ano depois, o padre Thomas teve um colapso nervoso devido à perda de seu poder e ele comprometeu-se a crista dos montes Hospital Psiquiátrico. Ele foi abençoado com o poder de aliviar o sofrimento humano e que mentiu em suas mãos. Embora, após Vinceres ter sido derrotado por Prue, o padre Thomas percebeu que ele não precisava de um auxiliar mágico e com a ajuda de Leo, ele retornou para sua igreja. [11]

Temporários Editar

Vinceres Editar

3x06-Vinceres.jpg

Vinceres foi um demônio de nivel superior, que era imortal, e praticamente invencivel. Em 1996, ele atacou o Padre Thomas, e ele colocou suas mãos sobre o peito de Vinceres, que acidentalmente fez com que ele tivesse seus poderes tranferidos, assim, Vinceres foi amaldiçoado. [12] Vinceres, com a ajuda de Belthazor, enganou Prue, já que ela lançou um feitiço para livrá-lo do seu dom indesejado de empatia, portanto, libertando-o da tremenda dor emocional que havia sido paralisando-o. Desconhecido para ela, seu feitiço não funcionou do jeito que ela pretendia, fazendo com que ela adquirisse empatia. Como Vinceres era uma demônio, ele não podia lidar com as emoções humanas, fazendo com que ele fosse destruido, mas chegou a loucura, apenas. [13]

Prue Halliwell Editar

3x06-PrueEmpath.jpg

Prue lutando contra o poder empático.

Em 2001, Prue fez um feitiço, para um empata se livrasse de seus poderes. Porém, quando o empata se livrou dos poderes, fez com que adquirisse esse poder, devido ao toque. Inicialmente, Prue conseguia controlar esse poder, apenas sentindo coisas perto dela, mas logo ela começa a sentir mais emoções, provocando dores de cabeça. Seu poder continuou crescendo, e passou a sentir todas as emoções da rua em que morava, e por isso, ela se escondeu no Sótão, para tentar não sentir nada. Mesmo assim, Prue além de sentir emoções, começou a ouvir os motivos nas quais elas eram provocadas, como brigas entre marido e mulher.

PrueEmpathy.jpg

Prue se descontrolando.

No entanto, suas irmãs vão atrás do Empata que amaldiçoou um demônio. Com ajuda do Padre Thomas, ela foi capaz de controlar a empatia, e acabou que a empatia avançou seus poderes a limites incalculáveis. Foi capaz de realizar façanhas espetaculares de artes macias e superou até mesmo de Phoebe, que tinha anos de treino. Prue derrotou Vinceres, se projetando astralmente para dentro do corpo dele, forçando-o a sentir toda a bagagem emocional que ela carregava, fazendo com que sua empatia, fosse junto com ele. [14]

Mitzy Stillman Editar

Mitzy epathy headache.jpg

Mitzy Stillman é uma bruxa, irmã do meio entre Mabel e Margo Stillman. São um trio de bruxas más, de baixo nivel, mas conseguiram roubar a identidade das Encantadas, com um feitiço, fazendo com que o mundo inteiro, incluindo o Livro das Sombras, vê-los como as irmãs Halliwell. Depois as Irmãs Stillman fizeram um feitiço para obter os poderes das irmãs, e Mitzy roubou os poderes de Phoebe, incluindo Empatia. Como Phoebe não tinha conseguido controlar seus poderes ainda, Mitzy não tinha um soco tão forte e bom. Mitzy também teve dificuldades para controlar, ela estava sentindo a raiva das irmãs, e isso a incomodava, porque não sabia como parar de sentir. [15] [16]

Notas Editar

MBB Cover A.jpg

Capa mostrando o poder de Phoebe.

  • Phoebe foi mostrada exibindo Empatia Avançada em um anúncio e uma tampa de Charmed Comics. O primeiro foi um anúncio promocional para os quadrinhos ea segunda era sobre a banda desenhada, na verdade, onde ganhou o poder.
  • A maioria dos poderes vem das emoções, e por isso Empatia causa um aumento do poder.
  • Phoebe é a única pessoa conhecida por possuir a forma evoluída de este poder.
  • Chris revelou que existe uma poção para bloquear um empata de lê-los. A poção é difícil fazer uma vez que requer um ovo Kotochul que pode ser encontrado no pântano Terra. [17]
  • Esse poder tem três ultilidades diferentes: pode ser usado tanto ofensivamente, quanto defensivamente, e também como apoio ou suporte.
  • Através desse poder, foi possivel Phoebe perceber quando sua irmã estava morta.
  • É desconhecido se Phoebe pode projetar mais de uma emoção em um momento e se o sujeito é capaz de resistir a manipulação empática.
03x06 Empathic Telekinesis.gif

Prue com seus poderes avançados pela empatia.

  • Este poder é capaz de aumentar outros poderes, como por exemplo Telecinese.
  • Guardiões ou Cupido tem uma conexão empática com seu encargos.
  • Este poder também é possuido por Guardiões e Cupidos, que possuem uma ligação empática com seus encargos.
  • Demônios são os únicos seres incapazes de lidar com as emoções humanas [18], e por isso podem ser destruidos pelo poder.
  • Poder da Empatia Avançada foi revelado ser verdadeiramente potente. Enquanto ela não conseguiu vencer Neena com o seu poder, ela ainda era capaz de incapacitar seu tempo, suficiente para ela e suas irmãs fazerem um feitiço.
  • Um empata pode sentir emoções, até certo ponto de chegar a controlá-los.
  • Phoebe realmente tornou-se uma bruxa mais forte, após ganhar esse poder de empatia.
  • É possivel que Phoebe seja capaz de usar empatia avançada a distância, ou até mesmo, tornar-se capaz disso.
  • Paul Ruditis revelou que seu poder usado nos quadrinhos era simplesmente um avanço de seu poder empatia, e não um novo poder.
  • Phoebe usava esse poder normalmente, para que ela fosse guiada em conversas.

Notas e Referências Editar

  1. Como visto na 3ª Temporada, no episódio "Primrose Empath".
  2. Como visto na 3ª Temporada, no episódio "Primrose Empath". E na 6ª Temporada, no episódio "The Power of Three Blondes", quando Mitzy roubou os poderes de Phoebe.
  3. Como visto na 6ª Temporada, no episódio "Forget Me Not...".
  4. Como Prue demonstrou em "Primrose Empath".
  5. É visto e ouvido quando Prue adquire esse poder em "Empath Primrose", e ela pode escutar as palavras das pessoas, ao mesmo tempo que sentia suas emoções.
  6. Visto na 6ª Temporada, no episódio "Valhalley of the Dolls, Part 2".
  7. Nome criado pelos fãs.
  8. Concluido por Phoebe após desenvolver esse poder em "Valhalley of the Dolls".
  9. Visto uma única vez no episódio "Valhalley of the Dolls, Part 2".
  10. Revelado pelo Padre Thomas.
  11. Dito por Leo no final do episódio "Primrose Empath".
  12. Revelado pelo Padre Thomas.
  14. Prue tornou-se Empata na 3ª Temporada, no episódio "Primrose Empath".
  15. Isso ocorreu no final de 2003.
  16. Visto na 6ª Temporada, no episódio "The Power of Three Blondes".
  17. Como falado em Love’s a Witch".
  18. Revelado pelo Padre Thomas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória