FANDOM

StyxPhoebe
Premonição
Informação do Poder
Efeitos/Usos

Ver o futuro e o passado..

Gatilho

Tocar em algum objeto ou pessoa.

Alinhamento

Neutro

.

Premonição ou simplismente Presentimento é a capacidade de ver o passado, presente e futuro de diversas maneiras. Esta é a primeira potência de Phoebe Halliwell, seu poder foi recebido no primeiro episódio Something Wicca This Way Comes. Mais tarde, ela perde seus poderes pessoais, incluindo suas premonições, por abusar deles. No entanto, seu poder de premonição retornou gradativamente no episódio Styx Feet Under. Apesar do retorno do seu poder ele não é utilizado com frequencia, provavelmente pelo fato de que Phoebe tenha perdido a fé em suas premonições.

Controle Editar

PhoebeFirstPremonition

Premonição, como alguns outros poderes, nãos há um controle ao certo, pois o ser mágico não é capaz ter uma premonição sempre que ele quisesse, talvez por isso ser uma forma de ganho pessoal. No entanto, há um gatilho para ter premonição, que é tocar em objetos e pessoas, sendo que Phoebe tinha de fazer contato com um objeto que foi de alguma forma relacionados com a situação ou a pessoa de quem era a sua visão. [1] Mesmo assim, Phoebe mostrou que pode ter visões sem tocar em nada, como quando ela entrou em uma sala onde residia Vinceres. [2] Isso ocorreu, devido a concentração excessiva de energias psíquicas no local, que fez Phoebe ter uma visão, mas ela pode ter visões também, enviadas por outros seres com o poder de premoniçao, como é visto quando a Vidente enviou-lhe uma visão da morte de Paige[3]

KyleDeathPremontion

Devido a frustração de ter uma potência passiva, Phoebe começou a saber mais sobre seus poderes, e eventualmente, querer ir mais a fundo sobre suas visões. Logo ela descobriu que era capaz de chamar premonições, simplesmente tocando em objetos que tivessem algo relacionado com a situação. Isso porém, foi mostrado várias vezes que nem sempre funciona, podendo não receber visões. Phoebe chamou uma premonição pela primeira vez, ao tocar a passagem de avião de Piper, permitindo-lhe ver que ela iria perder seu avião se não se apresasse o suficiente. [4]

Tipos de Visões Editar

Normal Editar

Premonition

O poder de premonição é capaz de fazer os usuários verem algo do futuro, que é comunentemente chamado de visões ou premonições, como propriamente dito. Inicialmente, o ser mágico é apenas capaz de ter viões, quando tocar em algum objeto ou pessoa que estivesse relacionado a situação. A visão geralmente é em preto e branco, e com o tempo ela começa a se tornar mais viva e o ser mágico é ainda capaz de sentir o que as pessoas sentem nas visões, e até mesmo escutar. Mesmo assim, a medida que Phoebe cresce como uma bruxa, ela usa cada vez menos seus poderes, talvez pelo fato ter ganhado mais experiência na magia, necessitando menos de seus poderes para ver o futuro.

Intuição Editar

Crystal Clear app xmagVer artigo principal: Intuição
Prue3x22 6th Sense

Prue sente que algo de ruim está prestes a acontecer.

Intuição é uma espécie de poder, que permite seres mágico estarem conscientes de seu entorno, que é acessado involuntariamente, onde seres mágicos sentem calafrios ou frio na barriga, mostrando-lhes que algo de ruim vai acontecer, sem que realmente saibam ou tenham consciência do que é esse algo. Esse poder não é exatamente um poder, mas sim uma extensão do uso de magia, que permite a todas as bruxas terem isso dentro delas. Phoebe Halliwell mostrou essa capacidade, sendo uma extensão de premonição, como muitos outros seres com premonição, como Kyra, que sempre sentia ataques demoniacos, tornando-se hábel em antecipar ataques. Ela sempre sentia quando um ser iria atacá-la, mesmo em combate fisico, podendo ser até mesmo, uma supresa do adversário.

Adivinhação Editar

Leitura das Mãos Editar

Também chamada de Quiromancia, essa arte de prever o futuro, é dada como ler a palma da mão, analisando-a. Muitos seres aprendem a ultilizar essa forma, também como pratica cigana, chamados de quiromantes ou leitores das mãos. Desconhece como eles podem saber, mas é certo, que suas adivinhações através da leitura da palma da mão, são corretas.

Avanços Editar

Premonição Avançada Editar

PhoebeVisionRaibow

Phoebe tendo uma visão para chamar um arco-iris.

Como todo poder, ele cresce, abrindo novos acessos ao ser mágico, podendo fazer muitas coisas com um só poder. O ser mágico, começa a ser capaz de olhar fora do azul, tendo sua visão mais cores, chegando a sentir as emoções das vítimas, em sua premonição, mesmo antes de seu poder evoluir para empatia. Kyra, um vidente demoniaco, disse que quando ganhou esse poder, ela teria que tocar em objetos para ter visões, mas com o tempo, ela aprendeu a ter visões sem tocar em objetos, e ainda ser capaz de permanecer lúcida enquanto recebe a visão, fazendo com que esse seria um avanço natural de todo ser com poder de premonição. Além disso, o ser mágico pode ultilizar seu poder para encontrar informações sobre objetos e pessos, através de premonições.

Premonições do Passado Editar

PhoebeRetrocognition

Phoebe tendo uma premoniçao do passado.

Também chamada de Retrognição, premonições do passado são visões em que o ser mágico, vê cenas de um passado, podendo ser tanto distante quanto perto. Como premonição normal, o usuário tem que tocar em um objeto para ter uma visão, podendo assim, ultilizar de diversas formas, como encontrar informações sobre objetos e pessoas, e talvez, até mesmo, compartilhar essas visões do passado. Eles também podem sentir o que as vítimas sentem ou têm uma chicotada psíquica quando têm visões do passado, semelhante a quando têm visões do futuro. Eles também serão capazes de encontrar diversos eventos passados ​​em uma visão. Após algumas semanas de ter descoberto seus poderes, Phoebe adquire essa capacidade, quando tocou no medalhão de Melinda Warren, e aviu prendendo Matthew Tate nele. [5]

Premonição Astral Editar

Crystal Clear app xmagVer artigo principal: Premonição Astral
"Quer dizer que seu novo poder é só um jeito de dizer que estamos ferradas?!"
—Piper sobre o avanço dos poderes de Phoebe.[src]
PhoebeSecondEchoAstral

Phoebe tendo sua segunda visão astral.

O poder de premonição pode crescer ao ponto, de fazer com o ser mágico participe da visão de uma forma astral. Phoebe foi capaz de ver o futuro, viajando astralmente como observadora, experimentando a premonição de sua morte, enquanto projeta em seu próprio corpo do futuro, ela também recebeu os mesmo danos que receberia em seu futuro. Isso porque, ela vê Orin ativando seus poderes de emitir um tiro repentino e potencialmente fatal de energia verde de ambos os olhos, e ataca Piper, Paige e Phoebe, mas como era uma premonição astral, Phoebe também foi afetada fora da premonição. Phoebe teve outro Echo Astral projetado enquanto dormia, e teve outro quando foi ainda capaz de ver o seu futuro e conversar ele.

Ser capaz de compartilhar visões e enviar visões Editar

PhoebeElderSharingVision

Phoebe e um Ancião compartilhando uma visão.

Com o tempo, o ser mágico começa aprender mais sobre seu poder, e então, compartilhar visões com outra pessoa, sendo capaz de terem a mesma visão ao mesmo tempo. Isso pode acontecer, quando dois seres com o poder de premonição, dão as mãos, palma com palma, onde eles podem compartilhar visões um com o outro, Também é possível transferir uma premonição para outra pessoa, se a pessoa que ter primeiro, se lembrar dela e da pessoa que deseja compartirar. Eles também podem criar uma ligação psíquica uns com os outros, seja intencionalmente ou acidentalmente. Bo Lightfeather foi capaz de criar uma ligação com Phoebe, mesmo sendo de época diferente. A Vidente também foi capaz de enviar uma premonição para Phoebe, no Submundo.

Levitação Editar

Crystal Clear app xmagVer artigo principal: Levitação
250px-PhoebeLevitation

Phoebe levitando pela primeira vez.

Levitação é mágico poder de erguer-se no ar, sendo impulsinado ficando parado no ar por alguns segundos. Esse poder nunca foi explicado por ser um avanço de premonição, e também não foi questionado, mas é provável que Phoebe desenvolveu Levitação pois basicamente seria como se a energia psiquica necessaria para ter uma premonição a "elevasse" fazendo com que ela torne-se capaz de desafiar a gravidade no plano físico, além de que levitando, é que Phoebe recebe uma visão mais clara do seu entorno. Quando Prue acidentalmente trocou seus poderes com Phoebe, ela disse que quando tinha uma premonição, "levantá-la" contra a sua vontade [6], tornando lógico que a premonição levante o ser literalmente.

Empatia Editar

Crystal Clear app xmagVer artigo principal: Empatia
PhoebeEmpathy

Empatia é um raro poder mágico que permite o ser mágico sentir emoções e sentimentos de seres humandos. É uma rara capacidade, possuida por poucos, devido dela ser gurada uma grande carga emocional de todas as pessoas. Quando Phoebe desenvolve essa capacidade [7], ela explica que deve ter crescido de seu poder de premonição, uma vez que se ela via o futuro era provável que esse poder tivesse relacionado com suas premonições aumentando assim sua capacidade, agora também sentindo as emoções dos outros. Phoebe tornou-se uma bruxa muito poderosa através dele, pois foi capaz de desviar ataques, e se continuasse com tal poder, era ainda capaz de sentir ataques demoniacos, sendo mais tarde capaz de atacá-los com o poder.

Usuários Editar

Bruxas Editar

Melinda Warren Editar

Charmed109 285

Foi uma poderosa bruxa boa, que viveu durante o século 17 e a filha de um praticante da Wicca chamada Charlotte Warren. Ela profetizou a chegada das Encantadas e foi o fundador da linha de Warren das bruxas. Apesar de ter sido dito que ela possuiu todos os três poderes, apenas o poder da premonição foi usado por ela na serie, onde ele vê as futuras gerações Warren. É provavel que seu poder de premonição não tenha sido tão evoluido quanto o de Phoebe, uma vez que não se sabe se ela possuia os poderes de levitação ou empatia, ela também não foi capaz de prever as intençoes de Matthew Tate em mata-la para roubar seus poderes.

Phoebe Halliwell Editar

0.jpg

A unica usuária deste poder a ser mostrada todo o seu desenvolvimento desde o recebimento. Phoebe inicialmente tinha apenas flashs premonitorios aleatórios, evoluindo posteriormente para premonições avançadas e premonição astral. Ao longo das temporadas Phoebe demonstrou varios aspectos deste poder, inclusive um controle maior do que ela tinha no inicio, podendo "chamar" premonições e controlar o que ela queria ver. Este poder foi retirado pelo tribunal, retornando meses depois, apesar deste poder ter retornado ele não foi muito usado, devido ao fato de Phoebe ter perdido a fé em suas premonições.

Mordock Ashes Premonition

Ela também podem sentir como as vítimas se sentem quando têm visões do passado, semelhante a quando têm visões do futuro. Ela também foi capazes de encontrar diversos eventos passados ​​em uma visão. Phoebe ganhou esta extensão de suas habilidades originalmente precognitivos. Certa vez, ela tocou um medalhão que Prue Halliwell deu a ela e viu 300 anos no passado. Mais tarde, quando seu poder cresceu, ela foi capaz de ver vários eventos em uma visão, o maior foi de 7 eventos diferentes no total. Ela também pode ter visóes sem ter contato com o alvo, apenas sentindo a aura do local ou do objeto.

Demônios Editar

Kira Editar

KyraFirst

Também conhecida como A vidente nos círculos demoníacos, era considerada muito poderosa, podendo ver o futuro de uma forma bem mais livre e avançada, por isso era tão cobiçada pelos outros demônios, seus poderes fizeram dela um alvo para muitos outros demônios. Além de seu poder de premonição ser o mais avançado mostrado na serie, Kira ainda possuiu a habilidade de partilhar visões, sua forma de ver o futuro era mais parecida com a clarividência convencional do que com as premonições mostradas na serie. Apesar de todo esse poder ela não foi capaz de evitar a sua morte, sendo Phoebe capaz desse feito, apesar de não tem conseguido salvar Kira.

Vidente Editar

259px-4x15-02

Era o demônio superior com o poder de ver o futuro mais poderoso até então. Ela atuava há milhares de anos e havia servido à várias fontes. Ela serviu como a conselheira principal para a Fonte, após a Oráculo ser derrotado por Cole , embora o Livro de Sombras dizer que ela era a principal assessora para cada fonte, desde sua existência. Seu poder de ver o futuro era bem mais avançado do que qualquer outro, permitindo assim que ela fosse o demonio com poderes premonitorios mais fortes, podendo inclusive "plantar" premonições em outras pessoas.

Oráculo Editar

522px-Oracle01

Oráculos são seres mágicos com a habilidade de ver o futuro por meio de uma bola de cristal ou outros meios mágicos. Apesar disso é provável que eles não sejam tão poderosos quantos videntes convencionais. Não ha apenas um oraculo no mundo, como acontece com demônios superiores, existem varios oráculos, eles podem ser bons ou maus dependem para quem trabalhar. Apesar dos oráculos também possuírem poderes premonitorios muitas vezes eles não vem as coisas com clareza, fazendo com que não sejam seres muito confiáveis.

Outros Editar

Bo Lightfeather Editar

555px-Bolightfeather

Um bravo meio-índios norte-americano, com o poder da premonição. Seu poder não funcionava exatamente da mesma maneira que os de Phoebe, pois ele era capaz de ter visões do futuro através de seus sonhos. Ele herdou seus dons de seu pai que era um excelente curandeiro índio. Além de ter visões do futuro, ele foi capaz de perceber que Cole era mau e receber premonições diretamente de Phoebe,especificamente a visão de sua morte. Ele também acidentalmente criou um elo psíquico com Phoebe Halliwell.

Stan Provazolli Editar

495px-Stan Provazolli

Foi um homem que foi acusado de assassinar sua ex-mulher, Angela Provazolli. Phoebe inicialmente pensara que ele era culpado do crime até que ela teve uma premonição do verdadeiro assassino, que tinha uma tatuagem de medusa no braço. Depois de tentar provar a um júri cético em relação a sua inocência, Phoebe decidiu convocar o espírito de Angela na frente de um júri incrédula para limpar seu nome. Inicialmente Stan era contra usar seus poderes, mais após as encantadas o convencerem do contrario ele compreende a importância dos seus poderes e de como eles podem ajudar as outras pessoas.

Enola Editar

495px-Charmed614 195

Enola é uma Shaman aluna da Escola de Magia, onde ela aprendeu sobre a poção da busca da visão que ela ensinou posteriormente a Phoebe Halliwell. Enola sentiu que alguém tentara invadir seu poder e utilizá-los para si, então ela se escondeu em uma caverna para proteger seus poderes. Ela explicou a Phoebe que seus poderes estavam sendo bloqueadas devido ao questionamento do seu futuro, para resolver isso então, ela a levou em uma Busca da Visão, que se resolveu seu problema e lhe permitiu revelar que Zachary foi o responsável pelo Cavaleiro.

Notas Editar

Phoebes first premonition

A primeira premonição de Phoebe.

  • Quando Phoebe recebeu seu poder ref>Em "Something Wicca This Way Comes".</ref> ela a teve, e depois voltou a realidade, e voltou a ver os dois meninos sendo atropelados.
  • Os efeitos visuais deste poder foi o que mais mudou através das temporadas, como exemplo temos que as cores e sons passaram de preto e branco desfocadas para coloridas e nítidas.
  • Apesar de falarem que esse poder é muito raro, e muito cobiçado, Imobilização Molecular tem menos pessoas com esse poder.
1x20-PhoebeCallPremonition

Phoebe tentando chamar uma visão.

  • Apesar de Phoebe não poder controlar totalmente premonição, ela aprender a chamar por elas.
  • Em Hulkus Pocus é a ultima vez que vemos Phoebe tem uma premonição na serie.
  • Kyra tinham métodos diferentes de ver o futuro que o caracterizou como Vidente original. O método de Kyra é mais parecido com o método tradicional de Vidência.
  • As premonições de Phoebe, fez com as irmãs derrotassem 50% dos demônios e feiticeiros.

Referências Editar

  1. Como visto na 1ª Temporada".
  2. Como visto na 3ª Temporada, no episódio "Primrose Empath".
  3. Como visto na 4ª Temporada, no episódio "Womb Raider".
  4. Como visto na 1ª Temporada, no episódio "The Power of Two".
  5. Phoebe devenvolve essa capacidade em "The Witch is Back".
  6. Como visto e mencionado em "Love Hurts".
  7. Em "Valhalley of the Dolls, Part 1"